Maternais

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

Desenvolvimento da autonomia, comunicação e socialização

O Maternal se caracteriza por uma grande busca das crianças por sua autonomia – aprender a fazer “sozinhas” o que antes faziam para elas. Na Baby House, a criança sente-se desafiada pelos projetos pedagógicos. Gosta de conhecer coisas novas e adquire com entusiasmo novos conhecimentos sobre o mundo que a rodeia.

Nessa etapa elas também aprendem a expressar através da fala suas emoções e necessidades. Isto possibilita um desenvolvimento social intenso. Trabalhamos com regras significativas, construídas pelo grupo, que fazem sentido à boa convivência de todos.

Um aspecto bastante original do trabalho da Baby House é que de fato há atenção às individualidades, fazendo parte da rotina diária momentos para que as crianças expressem seus sentimentos, necessidades, capacidades, ideias e experiências reais.

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

As crianças são escutadas em suas narrativas. Mas, muito mais do que isto, são as suas curiosidades que efetivamente definem os conteúdos que serão investigados na turma, o que as torna participantes ativos de sua aprendizagem e de seu dia a dia.

Ênfase no aspecto lúdico e na criatividade

Brincar tem um papel importante no Maternal. Através dos brinquedos e brincadeiras, as crianças aperfeiçoam uma infinidade de estímulos vitais para sua formação. Brincando, desenvolvem coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, socialização, sensação de liberdade e poder.

Nesses momentos, podem ser desafiadas a elaborar suas próprias regras ou a lidar com os jogos mediados pelos adultos, com regras preestabelecidas que precisam ser seguidas.

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

Outro aspecto importante no Maternal é a produção artística. O desenho é primeira forma que a criança usa para criar seus registros de mundo, para expressar suas ideias e elaborar suas aprendizagens. As brincadeiras com massinhas, canetinhas e lápis de cor abrem as portas da imaginação e da liberdade de pensamento.

Para ampliar o repertório das crianças, oferecemos na Baby House o contato com diversas expressões, como artes visuais, música, poesia e cinema. Que possibilitam à criança ampliar seu repertório e suas ferramentas e partir para sua criação, individual ou coletiva, desenvolvendo não só suas habilidades motoras, mas também a iniciativa, a cooperação e a criatividade.

Atividades e espaço físico diferenciados

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

O Maternal da Baby House é composto por dois níveis, cada um adequado às características específicas da faixa etária.

No Maternal I, as crianças de dois a três anos agem intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos através de experiências com o meio físico e social. Assim, desenvolvem a noção de tempo e espaço.

Já no Maternal II, na faixa etária de três a quatro anos, as crianças passam a sentir mais segurança para desafiar o mundo e explorá-lo através da comunicação verbal. Elas expressam mais suas opiniões, contestam outras, questionam fatos e realizam argumentações acerca de assuntos em debate com os amigos e educadoras.

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

Nas salas de turma existem ambientes organizados que possibilitam brincar em grupo: casinha com sala de estar, cozinha para fazer deliciosos petiscos, escritório, clínica médica e canto dos livros para ler uma boa história. Esses ambientes são elaborados pelas educadoras, mas a partir dos interesses demonstrados pelas crianças e os desafios identificados como importantes para elas.

Desenvolvimento das amizades

O Maternal é o momento no qual as amizades se intensificam cada vez mais. Aqui as crianças passam a se identificar umas com as outras, desenvolvendo fortes laços de amizade. A amizade e a cooperação como forma de construir coletivamente não são processos paralelos à educação na Baby House – são a base de nosso trabalho, fundamentais para a evolução de crianças saudáveis e felizes.

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!


Siga acompanhando:

O trabalho nos Jardins (de 4 a 6 anos de idade)

Sobre a Baby House

Voltar para a capa